A alimentação é um tema que tem uma grande repercussão na mídia, dando foco em “alimentos” e dietas milagrosas, dificultando assim a disseminação de informações corretas.
O Guia para a População Brasileira foi desenvolvido com embasamento cientifico e é gratuito para todos, destacando diversas estratégias de como ter uma alimentação saudável.
Existe algum alimento milagroso que atende a todas as necessidades do corpo?
Não, o alimento sozinho pode conter muitas propriedades nutricionais favoráveis para o corpo, mas este não contém todos os nutrientes necessários para a manutenção e recuperação da saúde.
Deve-se tomar cuidado com o que se vê na mídia, principalmente sobre dietas, pois, apenas com uma alimentação saudável e variada, com alimentos in natura e minimante processados pode-se obter uma boa qualidade de vida e saúde
- Dietas da moda
O grande paradigma nos dias de hoje é a busca por métodos rápidos e fáceis para emagrecer, ter um corpo fitness, sendo ele considerado por muitos "o corpo perfeito".
A maioria destas dietas tratam de métodos alimentares não usuais, podendo causar deficiências nutricionais. Muitos acabam abandonando esse tipo de dieta, por não se adaptarem e pelo fato de não serem hábitos alimentares comuns destes indivíduos.
- Dietas e Sucos Detox
É preparada através de chás, sucos e coquetéis, e tem como propósito moderar a produção de radicais livres que são prejudiciais às células, porém é uma dieta que tem baixo valor calórico, não sendo recomendada a longo prazo (por apresentar sérios problemas à saúde). Estudos mostram que esta dieta é mais usada em casos de desintoxicação por uso de drogas e álcool.
- Dieta Vegetariana
São vários os motivos que levam as pessoas a aderirem a esse estilo, porém, independente do motivo que elas têm, apresentam uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e não fazem o uso de bebidas alcoólicas e tabaco (itens prejudiciais à saúde).
A dieta vegetariana fornece todos os nutrientes para o bom funcionamento do corpo?
Sim, este grupo exclui apenas produtos cárneos, sendo substituídos por cereais, frutas, legumes e verduras, visando a reposição de nutrientes. Lembrando de tomar cuidado com a ausência das vitaminas D e B12, pois, alguns vegetarianos podem ter esta deficiência.
Procure sempre um profissional capacitado!
Não é recomendada a adoção de qualquer dieta sem a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista.
Para uma alimentação adequada é preciso que o indivíduo tenha acesso a informações confiáveis e consistentes; sempre respeitando cada ser e sua cultura.
Por vezes uma dieta da moda (presente nas mídias), não possui embasamento cientifico algum, criando apenas falsas expectativas naqueles que buscam por saúde e qualidade de vida.
Nutricionista
CRN 66487/P
Qual é a sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo WhatsApp (93) 98425-5222
Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.