Radiologia é o ramo ou especialidade da medicina que utiliza as radiações para a realização de diagnóstico por imagem, controle e tratamento de doenças. Permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de:
Radiações Sonora (um dos exemplos é a Ultrassonografia).
Radiações Eletromagnética (Exemplos: raios X, raios gamas, a luz do sol, etc.).
Radiações Corpusculares (a energia que se propaga através de partículas subatômicas como elétrons, prótons e outras formadas através de fissão nuclear, como os neutros).
Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de formação de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, a ultrassonografia, a ressonância magnética e nuclear.
Esses novos equipamentos e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante.
FUNÇÕES DOS PROFISSIONAIS
Os técnicos de radiologia são profissionais de saúde que efetuam exames na área da radiologia, ou seja, atuam na produção de imagens do interior do corpo, possibilitando o diagnóstico de situações patológicas como: pneumonia, tumores ou fraturas ósseas, entre outras.
As principais funções do radiologista são preparar e orientar os pacientes e seus acompanhantes, preparar a sala para realização de diagnóstico por imagem, processar filmes radiográficos e soluções químicas para revelação das imagens, e em alguns serviços, acompanhar a utilização de meios contrastes radiológicos (para visualizar tecidos moles), analisando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência.
Agora na pandemia evidenciou o papel fundamental que os profissionais de saúde desempenham na sociedade. Na linha de frente do combate à COVID-19 a força de diversas categorias profissionais foi a principal arma para o controle da doença e o cuidado dos pacientes.
Neste cenário, os técnicos em Radiologia exercem atividades essenciais para o diagnóstico e análise das complicações em razão da contaminação pelo vírus, uma vez que as infecções podem evoluir para complicações no trato respiratório, com potencial alcance dos pulmões, os exames de imagem, em especial a tomografia computadorizada, são fundamentais para acompanhar a evolução da doença e a gravidade das lesões.
Por meio da Radiologia também é possível definir a melhor condução do tratamento, além de diagnosticar outras doenças como pneumonias virais, tuberculose entre outras.
PERIGOS
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células. Por isso há restrição de gestantes nesse ambiente, pois com esse efeito, pode trazer graves prejuízos ao feto que ainda está em desenvolvimento
A radiação ionizante é capaz e pode alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e dentro do corpo e, dependendo da quantidade e intensidade da dose, pode causas mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Por isso devemos tomar os devidos cuidados; apesar de ser algo invisível e indolor tem os seus riscos, os quais somente com avaliação médica pra determinar se os benefícios são maiores que os riscos (um dos motivos pelos quais a realização do exame é somente com solicitação médica).
QUANDO O ‘PERIGO’ SE TORNA BENEFÍCO
Em um cenário para fins de tratamentos, no qual se utilizam radiações ionizantes para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem.
Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada; porém, não isenta o paciente dos efeitos colaterais. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Qual é a sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo WhatsApp (93) 98425-5222
Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.